
Ecos pós-coloniais em dois filmes africanos:
2022; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29146/ecops.v25i1.27844
ISSN2175-8689
AutoresGuilherme Maia, Morgana Gama de Lima,
Tópico(s)African studies and sociopolitical issues
ResumoÀ luz de estudos recentes sobre o modo como canções populares operam no cinema de ficção, este artigo examina o papel das canções nos filmes Soleil Ô (1969), de Med Hondo e Touki Bouki (1973), de Djibril Diop Mambéty, levando em conta o complexo cenário de produção envolvido nos filmes realizados por cineastas de África e suas diásporas, especialmente nos primeiros anos após a descolonização. Partindo do pressuposto de que canções populares pré-existentes tendem a afetar o público pela via do acionamento de memórias, afetos e processos de identificação, a investigação observa o modo como as canções dominantes nesses dois filmes se articulam com a narrativa como discurso crítico e como marcas do racismo e da xenofobia em um contexto pós-colonial.
Referência(s)