Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ecos pós-coloniais em dois filmes africanos:

2022; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29146/ecops.v25i1.27844

ISSN

2175-8689

Autores

Guilherme Maia, Morgana Gama de Lima,

Tópico(s)

African studies and sociopolitical issues

Resumo

À luz de estudos recentes sobre o modo como canções populares operam no cinema de ficção, este artigo examina o papel das canções nos filmes Soleil Ô (1969), de Med Hondo e Touki Bouki (1973), de Djibril Diop Mambéty, levando em conta o complexo cenário de produção envolvido nos filmes realizados por cineastas de África e suas diásporas, especialmente nos primeiros anos após a descolonização. Partindo do pressuposto de que canções populares pré-existentes tendem a afetar o público pela via do acionamento de memórias, afetos e processos de identificação, a investigação observa o modo como as canções dominantes nesses dois filmes se articulam com a narrativa como discurso crítico e como marcas do racismo e da xenofobia em um contexto pós-colonial.

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