
Percepções de alunos que abandonaram uma escola de ensino médio integrado no município de São Paulo
2022; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/cpg.v21n1.20931
ISSN2525-3514
AutoresMarcio De Paula Evangelista, Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Júlio Gomes Almeida,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetiva-se apresentar, sob a perspectiva dos estudantes, os motivos que os levaram a abandonar o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual em São Paulo. Os alunos evadidos são dos cursos de Administração; Eletrônica; Logística; Secretariado; e Segurança do Trabalho, no período de 2015 a 2019. Com abordagem qualitativa, realizou-se pesquisa bibliográfica e coleta de informações via questionário. A revisão da literatura incorpora a complexidade da evasão escolar, indicando fatores intraescolares – infraestrutura, espaço escolar, processos e práticas escolares –, e extraescolares – mudança de residência, de emprego e desinteresse. Com base em categorias de análise, são apresentados os motivos da evasão escolar pela ótica dos estudantes. O estudo abrangeu 111 evadidos, 11 dos quais forneceram respostas. Os principais achados são: a) fatores internos e externos influenciaram a evasão; b) 64% dos alunos se evadiram na 1a série; e c) carga horária elevada, bullying e dificuldade financeira, aspectos que afetaram a decisão.
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