Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica

2022; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35819/remat2022v8i1id5241

ISSN

2447-2689

Autores

Lucas Siviero Sibemberg, Márcia Rodrigues Notare,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações nas quais a projeção ortogonal é solicitada. Os estudos revelaram, também, a importância de os alunos explorarem construções dinâmicas com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A Geometria Dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.

Referência(s)