
proposta pedagógica curricular do curso de letras indígena da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR
2022; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23925/1809-3876.2022v20i2p534-551
ISSN1809-3876
AutoresDiogo Bandeiro de Souza, Maria Walburga dos Santos, Rafael Romeiro Doin,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo desenvolve análise da Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, a fim de promover uma leitura decolonial do currículo proposto pela instituição. A epistemologia decolonial mostra-se como uma alternativa de conhecimento que escuta/dá voz a outras formas de pensamento que não apenas as oriundas de cânone europeu ou estadunidense. É uma epistemologia que se soma a outras e não visa substituir saberes, mas ampliar a concepção de conhecimentos válidos. O texto buscará, de modo principal, explicitar a(s) relação(ões) entre currículo e identidade, intentando refletir interfaces/possibilidades estabelecidas entre currículo e questões educacionais indígenas, considerando, entre outros, o pensamento de Tomaz T. da Silva, Alice C. Lopes, Elizabeth Macedo, Stuart Hall, Boaventura de S. Santos, Daniel Munduruku e Paulo Freire.
Referência(s)