Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

proposta pedagógica curricular do curso de letras indígena da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

2022; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2022v20i2p534-551

ISSN

1809-3876

Autores

Diogo Bandeiro de Souza, Maria Walburga dos Santos, Rafael Romeiro Doin,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O artigo desenvolve análise da Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, a fim de promover uma leitura decolonial do currículo proposto pela instituição. A epistemologia decolonial mostra-se como uma alternativa de conhecimento que escuta/dá voz a outras formas de pensamento que não apenas as oriundas de cânone europeu ou estadunidense. É uma epistemologia que se soma a outras e não visa substituir saberes, mas ampliar a concepção de conhecimentos válidos. O texto buscará, de modo principal, explicitar a(s) relação(ões) entre currículo e identidade, intentando refletir interfaces/possibilidades estabelecidas entre currículo e questões educacionais indígenas, considerando, entre outros, o pensamento de Tomaz T. da Silva, Alice C. Lopes, Elizabeth Macedo, Stuart Hall, Boaventura de S. Santos, Daniel Munduruku e Paulo Freire.

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