Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelagem matemática em problemas da OBMEP: a visualização geométrica com aporte do software GeoGebra

2022; Red de Universidades Nacionales con Carreras de Informática; Issue: 32 Linguagem: Português

10.24215/18509959.32.e4

ISSN

1851-0086

Autores

Renata Teófilo de Sousa, Paulo Vítor da Silva Santiago, Francisco Régis Vieira Alves,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que explora a resolução de duas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a partir do desenvolvimento de habilidades de visualização e raciocínio geométrico com suporte do software GeoGebra. Como metodologia para seu desenvolvimento adotou-se a Engenharia Didática em suas duas primeiras fases - análises preliminares e análise a priori - em que foram levantados os obstáculos epistemológicos e didáticos no ensino de Geometria, bem como apresentada uma proposta didática com a modelagem de dois problemas extraídos da referida olimpíada, tratando do assunto de planificação de sólidos geométricos, com o software GeoGebra. Por fim, espera-se que este trabalho possa ser um norte ao professor de Matemática, no que diz respeito ao seu trabalho no campo da Geometria, bem como uma possibilidade para que o estudante desenvolva o pensamento geométrico a partir da visualização, em problemas matemáticos que não necessitam de cálculos manuais, mas apenas a percepção da geometria.

Referência(s)