
Gerenciamento da demanda na parceria ensino-serviço em saúde
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i8.31281
ISSN2525-3409
AutoresPaulo Roberto Marvulle, Sônia Francisca Monken, Lara Jansiski Motta,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho objetiva contribuir com um modelo de gerenciamento da demanda de clientes, a partir de uma central de atendimento-recepção. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), localizada na cidade de São Paulo - SP, Brasil. Tendo sido realizado um mapeamento das ferramentas de tecnologia da informação, e das causas de gargalos. Após a compilação dos dados, seguiu-se com a divulgação interna para os gestores do ambulatório da UNINOVE e demais interessados (stakeholders). Observou-se que a utilização da simulação no Ambulatório da Uninove – Vergueiro, contribui na melhoria do gerenciamento dos processos de atendimento aos pacientes com e sem agendamentos. A percepção do gestor da necessidade de adequação dos processos simulados na demanda máxima e mínima de atendimento dos pacientes, mostrou-se relevante na readequação dos processos de demanda e a capacidade produtiva. O modelo simulado nesta pesquisa contribui para o gerenciamento estratégico das operações de curto e médio prazo, na melhoria da alocação e utilização dos recursos para os pacientes que necessitam de atendimento. O estudo ainda contribui na gestão das operações de serviços de saúde, especificamente aqueles mantidos por instituição de ensino superior (IES), contribuiu para o processo de pesquisa e ensino-aprendizagem em gestão. Disponibilizando aos gestores de saúde a possibilidade de uma metodologia de simulação para gerenciamento das demandas da assistência à saúde e a adequação dos recursos necessários para a capacidade produtiva equilibrada.
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