
Uso da técnica de moulage para o treinamento de habilidades em ginecologia e obstetrícia: relato de experiência
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 62; Issue: 1, supl 1 Linguagem: Português
10.20513/2447-6595.2022v62supl1e72447p1-4
ISSN2447-6595
AutoresRaimundo Homero de Carvalho Neto, Renan Magalhães Montenegro, Beatriz Amorim Beltrão, Mariana Luisa Veras Firmino, Ana Clara Mendonça de Carvalho, José Gonzaga da Silva Júnior,
Tópico(s)Maternal and Neonatal Healthcare
ResumoObjetivos: Este artigo apresenta a experiência do uso da moulage na simulação clínica para aquisição de competências em ginecologia e obstetrícia no Laboratório de Habilidades do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/EBSERH e descreve a aplicação desta técnica na confecção de cenários de hemorragia pós-parto (HPP) e úlceras genitais. Metodologia: Sangue artificial foi utilizado para caracterizar um treinamento de quantificação de perda sanguínea na HPP e técnicas de maquiagem foram aplicadas em manequins para simular lesões ulcerativas em uma capacitação de úlceras genitais, aproveitando-se de equipamentos como absorventes, fraldas descartáveis, compressas, corantes, tintas, água, gel e cola à base de água e de silicone, amido de milho, base líquida e sombra rosa. Resultados: Materiais de baixo custo, fácil aquisição e manuseio foram aplicados nesta técnica, ocasionando efeitos especiais em modelos e promovendo maior realismo aos cenários. A moulage facilitou a percepção sensorial e engajamento dos alunos, com consequente melhora em seus desempenhos e aprendizado. Conclusão: Quando previamente planejada e executada com exatidão, a moulage demonstrou ser uma ferramenta útil na aquisição de competências em simulação clínica.
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