Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As vinícolas como um espaço de cultura e memória de família: um estudo de caso na serra gaúcha.

2022; FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara/RS; Volume: 19; Issue: 3, jul./set. Linguagem: Português

10.26767/2015

ISSN

2318-180X

Autores

Tamára Cecília Karawejczyk Telles, Telmo Silva Telles, Priscila Espirito Santo Ferro Campos, Juliano da Silva Merlugo,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

As vinícolas do sul do Brasil, respondem hoje por um lugar onde o quadro histórico-social corresponde a memorias de família. Nesse ponto, sabe-se de antemão que a vinda de imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, por volta de 1870, fez com que o mapa do vinho brasileiro fosse cada vez mais relevante e respeitável. Assim, chama-se a atenção para a compreensão dessa histórica cultura da videira que hoje é marca da identidade camponesa das famílias colonas desta região. Este artigo sintetiza as discussões sobre como estas vinícolas da Serra Gaúcha transformando-se em espaço de cultura e de memória familiar. Faz parte do projeto de pesquisa “Memoria, Transmissão e Institucionalização da gestão na produção vitivinícola: um estudo da região do Sul do Brasil”, inserido no PPG Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle/Canoas/RS. Para este documento é apresentado um caso, que já foi pesquisado, demonstrando os desafios de atuação destas organizações, onde além de manter-se em destaque neste segmento, necessitam incorporar espaços de cultura e memória como fonte de inovação e preservação da memória familiar. É importante ressaltar que o agronegócio sofre grande impacto e influência das práticas e costumes dos atuais gestores de negócio, as quais muitas vezes são ideais passados que continuam sendo repetidos nas atuais gerações e a preservação destes empreendimentos como um espaço de cultura e memória, trata-se certamente de que a memória reforça os elos sociais, assim como a própria noção de sociedade e as identidades individuais e coletivas, criando a possibilidade da construção do conhecimento.

Referência(s)