Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O primeiro ano do resto das nossas vidas: Saúde mental de alunos de medicina

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i9.31651

ISSN

2525-3409

Autores

Danielle Soraya da Silva Figueiredo, Karine Aparecida de Lima, Felipe Nathan da Silva Figueiredo, Patrícia Lacerda Bellodi, Gustavo Bianchini Porfírio, Emerson Carraro, David Livingstone Alves Figueiredo,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Estudantes de medicina experimentam desde o início da formação, altos níveis de ansiedade e outros transtornos mentais associados ao excesso de atividades acadêmicas, privação de sono, pressão dos colegas e outros aspectos da educação médica. O estudo teve como objetivo analisar a prevalência de transtornos de saúde mental (ansiedade, depressão e estresse) entre alunos ingressantes. Os alunos foram avaliados no início e no final do primeiro ano do curso de Medicina. Trata-se de um estudo transversal, realizado durante o primeiro ano do curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Informações clínicas e sociodemográficas foram coletadas. Todos os alunos passaram por avaliação psicológica por meio de escalas e dosagem de cortisol para avaliação de estresse no início e final do primeiro ano do curso médico. Foram utilizados os instrumentos BDI II - Inventário de Depressão de Beck, EPD - Escala de Pensamentos Depressivos, Questionário de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Questionários de Preocupação da Penn State University. Os alunos ingressaram na universidade apresentando ansiedade severa, depressão leve, baixa autoestima e déficit na funcionalidade dos relacionamentos, que piorou durante o primeiro ano do curso. Os dados evidenciaram altos níveis de distúrbios emocionais, como ansiedade, preocupação e depressão desde o primeiro ano do curso de medicina, com piora desses ao longo do ano acadêmico. Isso demonstra a necessidade de adaptação das escolas médicas para receber os ingressantes e da importância do suporte psicoemocional desde o início do curso de medicina.

Referência(s)
Altmetric
PlumX