Jogos online e lúdicos: um impacto no ensino remoto / Online and ludic games: an impact on remote learning

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n6-294

ISSN

2525-8761

Autores

Michélia Netto Acruchi Alves, Eline das Flores Victer,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta sobre o uso de jogos online e lúdicos no processo ensino aprendizagem das operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) nas séries iniciais do Ensino Fundamental na modalidade ensino remoto. Os fundamentos teóricos versam sobre o jogo como atividade lúdica conforme as ideias de Grando (2000), Smole, Diniz e Milani (2007) afirmam que os jogos nas aulas de matemática contribuem para o desenvolvimento de várias habilidades e de Piaget (1975) que defende um ensino fundamentado na interação e troca. O objetivo deste artigo é oferecer aos participantes e leitores novos caminhos, através da utilização de jogos online e lúdicos que promovam a apropriação dos conceitos das operações matemáticas básicas e seus respectivos cálculos. A pesquisa permitiu verificar que os jogos online e lúdicos promovem mudanças animadoras e contribuem para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos discentes e docentes no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX