Gestão de instituições de ensino: uma proposta simples de Business Intelligence para melhoria do processo de ensino-aprendizagem / Management of educational institutions: a simple Business Intelligence proposal to improve the teaching-learning process

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n6-285

ISSN

2525-8761

Autores

Antonio Ismael Rodrigues De Melo, Reudismam Rolim de Sousa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O modelo atual de gestão do ensino nas instituições acaba por não conseguir identificar todos os possíveis problemas que ocorrem; como má distribuição de recursos e falta de conhecimento sobre desempenho dos professores em relação às suas turmas. Isso gera diversos dilemas dentro de sala de aula e alguns professores não conseguem orientação para melhorar a abordagem utilizada dentro de sala de aula, o que gera frustração e evasão por parte dos alunos, que não conseguem se adequar ou entender a forma que o professor ministra. Considerando o contexto de entender de forma analítica como a instituição está se saindo, para onde estão indo os recursos, como está o desempenho dos professores, com o objetivo de tomar decisões coerentes com esse contexto, faz-se necessário novas formas de medir e analisar os principais indicadores que podem mudar o contexto da instituição, tornando-a um ambiente mais adequado ao processo de ensino-aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX