Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO A PARTIR DA OBRA DE MODO ADDISCENDI DE GILBERTO DE TOURNAI NO SÉCULO XIII

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Issue: 59 Linguagem: Português

10.4025/notandum.vi59.61832

ISSN

2763-5899

Autores

Andrei Roberto da Silva, Juliana de Mello Moraes,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

Em 1263, Gilberto de Tournai (1209-1284) finalizou a obra De modo addiscendi, um tratado pedagógico destinado a Jean Dampierre. Esse texto foi produzido em Paris no século XIII, momento de crescimento das instituições educacionais. O autor da obra foi um frade franciscano, mestre de teologia na Universidade de Paris e conselheiro do rei Luís IX da França. Na obra, Gilberto orienta os mestres e familiares a educar as crianças para que tenham uma formação espiritual e intelectual. A partir desta obra, o objetivo é analisar as representações da infância e da sua educação no período. Para tanto, utilizamos o conceito de representações de Roger Chartier (2002) e Jacques Verger (1999) para abordar o ensino medieval. Esta pesquisa é qualitativa e documental. O estudo indica que as representações forjadas por Tournai inscrevem a infância como um período de formação, na qual os esforços do mestre deveriam fomentar a submissão e a obediência, propiciando o desenvolvimento da sabedoria. A análise da obra de Tournai corrobora a perspectiva de que a educação se conectava aos modos de pensar e caracterizar a infância, bem como da importância da Igreja católica para a constituição e difusão de representações sobre a infância na época.

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