Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Erros Comuns Decorrentes de Sofismas Matemáticos

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i9.31977

ISSN

2525-3409

Autores

Cícero José da Silva, Willames de Albuquerque Soares,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A matemática está presente no cotidiano das pessoas, seja formalmente no ambiente escolar ou acadêmico, ou em locais onde as formalidades não são necessariamente observadas. Utilizar os conceitos matemáticos de forma desatenta, podem gerar resultados que não satisfazem ou que não representam a realidade. Desta forma, o objetivo desse artigo foi apresentar alguns sofismas na matemática, expor algumas justificativas e evidenciar os erros cometidos nas argumentações. A partir de expressões básicas, conhecidas por uma grande parte dos estudantes, demonstrou-se como se pode obter absurdos matemáticos. Utilizou-se algumas resoluções apresentadas, geralmente por alunos que não se atentam as definições e hipóteses necessárias para as suas corretas aplicações. Também se criou um teorema que afirma o obvio. Assim, pode-se concluir que ao utilizar argumentos matemáticos não válidos em uma demonstração ou aplicação, tais como aqueles que ferem axiomas, argumentos lógicos, definições ou hipóteses, é possível deduzir contradições ou resultados assustadores, que podem trazer surpresas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX