Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepções de docentes quanto a usabilidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na sala de aula

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i9.31683

ISSN

2525-3409

Autores

Daniele Campêlo de Souza, Ivo Batista Conde, Thaís de Sousa Florêncio, Francisco das Chagas Rodrigues de Oliveira, Maria de Fátima Cavalcante Gomes, Pedro Rafael Costa Silva, Maria Marina Dias Cavalcante,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A tecnologia é uma ferramenta que proporciona facilidades de procedimentos no sentido de solucionar problemas rotineiros e, dessa forma, aperfeiçoar a vida humana. Dentro desta vertente as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC’s, podem ser compreendidas como uma diversidade de recursos tecnológicos interligados que utiliza de hardware, software, aparelhos e demais tecnologias que facilitam os processos informacionais e comunicativos. Dessa forma, a pesquisa objetivou: Compreender as percepções de docentes do Ensino Médio de uma Escola pública, que utilizam as TDIC’s em sala de aula. A presente pesquisa de abordagem qualitativa, se caracterizou com estudo exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram docentes de uma Escola do Ensino Médio, da Rede Estadual de Educação localizada no município de Pedra Branca, Ceará. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas, e logo após os dados foram analisados a partir da categorização pré-definidas, tendo como direcionamento os objetivos específicos da pesquisa. As análises indicam a necessidade de um profissional da educação qualificado em licenciatura em computação dentro das escolas de forma a gerenciar de forma eficiente e satisfatória a condução do uso dessas tecnologias. Compreende-se, então, que ao formar e capacitar professores para usar as novas tecnologias, bem como a informatizar as salas com recursos tecnológicos propiciam um grande desenvolvimento na construção do processo de ensino e aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX