
UMA IMAGEM DE INFLUÊNCIA MUNDIAL: OS ETHE DISCURSIVOS DE JOE BIDEN NO DISCURSO DE VITÓRIA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2020
2022; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Issue: 25 Linguagem: Português
10.51951/ti.v12i25.p165-180
ISSN2236-7403
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoRESUMO: As eleições dos Estados Unidos da América de 2020 foram repletas de situações complicadas, principalmente num momento que o mundo vivenciava os impactos destrutivos da pandemia da Covid-19. No lado republicano, Donald Trump tentava a reeleição, concorrendo com Joe Biden, do partido democrata. Depois de um processo conturbado, Biden foi o vencedor da eleição. Com isso, surge o seguinte questionamento: que ethe discursivos são revelados por Joe Biden no momento de apresentação do discurso da vitória nas eleições presidenciais de 2020? Diante de tal questionamento, o objetivo deste artigo é identificar e analisar os ethe revelados por Joe Biden no discurso da vitória para presidente em 2020. E, como forma de concretizar tal objetivo, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo e documental. Em relação ao corpus, este é composto de doze excertos coletados do discurso da vitória de Biden e que foram analisados tendo como base os postulados teóricos de Maingueneau (2008, 2013, 2016, 2020), Aristóteles (2005), Heine (2007) e outros. Diante disso, percebemos que Biden, como fiador do discurso mostrou vários ethe, tais como: valorizador da união Pregador dos princípios dos Estados Unidos, homem que valoriza os laços familiares, representante da gratidão e outros.
Referência(s)