
“MANGÁS SURDOS”: uma proposta de elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa para alunos surdos
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 7 Linguagem: Português
10.12957/rcd.2022.66567
ISSN2674-9246
AutoresMilena de Souza Caldas Pinho, Vitória Muniz Amaro, Angela Corrêa Ferreira Baalbaki,
Tópico(s)Hearing Impairment and Communication
ResumoO presente artigo tem como objeto apresentar a proposta metodológica que embasa a elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita, para alunos surdos. O foco recai, especialmente, no gênero discursivo mangá, as suas características principais e as diferenças em relação às histórias em quadrinhos ocidentais. Além disso, busca-se promover a difusão de mangás que tematizam a questão dos surdos e as línguas de sinais envolvidas, quais sejam, a Libras e a Língua de Sinais Japonesa (LSJ).
Referência(s)