
Possibilidades de Educação em Ciências na Educação Infantil
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i9.31729
ISSN2525-3409
AutoresSuzane Cristina de Carvalho Pucu, Zilda Gláucia Elias Franco,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo contempla um recorte de um projeto de pesquisa intitulado O Show da Luna como possibilidade de Educação em Ciências na Educação Infantil desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil. O texto tem como objetivo apresentar as análises relacionadas em como a Educação em Ciências está proposta nos planejamentos das turmas do 2º período (crianças de 5 anos de idade) de uma instituição de Educação Infantil do município de Manaus (AM). A pesquisa é de cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso desenvolvido em uma instituição pública envolvendo quatro educadoras. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observações in loco e análise documental e de conteúdo dos dados coletados. Os resultados mostram que ainda há uma carência na formação dos educadores da Educação Infantil no sentido de compreender o que é a Educação em Ciências e como ela pode favorecer o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da criticidade infantil na construção de conhecimentos científicos dentro da instituição escolar utilizando-se de práticas significativas.
Referência(s)