
Poéticas performáticas da voz: explorando arquétipos vocais na corporeidade do ator
2013; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
10.5433/boitata.2013v8.e31545
ISSN1980-4504
AutoresVagner de Souza Vargas, Denise Marcos Bussoletti,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO processo de preparo para o trabalho teatral seja ele fundamentado na estética que for, implica em um constante comprometimento dos atores na pesquisa das técnicas mais adequadas para habilitar seu corpo e sua voz para o momento da apresentação. O trabalho que será relatado propõe uma breve reflexão sobre o processo utilizado para a criação de uma partitura cênica, a partir de um fragmento do texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, utilizando uma metodologia de trabalho com ressonadores vocais associados a determinados arquétipos. O objetivo geral do estudo aqui apresentado será o de descrever a maneira como essa metodologia foi aplicada, concebendo-a como uma poética performática da voz. Após a realização desse trabalho, observamos que essa metodologia nos conduziu à percepção de que esse processo se caracterizava por uma dramaturgia da corporeidade vocal para o ator.
Referência(s)