Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os recursos de Modalidade em textos jornalísticos

2022; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5433/1519-5392.2022v22n1p55

ISSN

2764-0809

Autores

Ana Paula Santos de Souza,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O presente artigo objetiva interpretar os usos dos recursos de Modalidade na construção do ponto de vista em textos de colunistas em jornal de grande circulação. A hipótese principal é que as posições assumidas/defendidas em Colunas de Opinião dependem formalmente de recursos de modulação/modalização para a construção dos posicionamentos dos sujeitos escritores. Para atender a esse propósito, foram selecionados textos que versam sobre a temática da covid-19, escritos pelos colunistas Cecília Machado (que escreve a partir da perspectiva econômica) e Alexandre Schneider (que escreve a partir da perspectiva educacional), ambos no jornal Folha de São Paulo. Após a coleta, produziu-se uma descrição dos recursos de modulação/modalização para a sua consequente interpretação, fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os dados indicam que a construção de sentidos nos textos não se apoia em recursos do léxico de forma isolada ou puramente formal, conforme sugere a abordagem metodológica sistêmico-complexa proposta em Mendes (2016, 2018). Neste estudo, constatamos que os recursos léxico-gramaticais do Sistema de Modalidade (FUZER; CABRAL, 2014) são produtivos nos textos em análise, tendo em vista que são utilizados de forma recorrente nos textos, revelando os posicionamentos dos seus produtores. Portanto, esses recursos atuam e contribuem na trama do texto para construir o ponto de vista do colunista.

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