Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia

2022; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 44; Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2021-0184

ISSN

1806-9126

Autores

P.C.S. Gonçalves, J. E. Horvath, P.S. Bretones,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho consiste em um Levantamento de Recursos Didáticos (Resource Letter) para o ensino de Cosmologia do material em português, inspirado nas iniciativas similares do American Journal of Physics publicadas continuamente há mais de cinco décadas. O material foi coletado após consulta a Teses e Dissertações, artigos de periódicos, Atas de eventos, entre outras fontes especializadas que disponibilizam textos completos. Localizamos 205 pesquisas, que foram organizadas de acordo com ostemas e conteúdos de Cosmologia abordados, bem como classificados conforme o nível educacional a que se dedicaram e o foco temático de interesse. O desenvolvimento histórico da Cosmologia como disciplina científica é brevemente apresentado. A proposta é que esse material coletado e organizado possa ser uma base de consulta no que diz respeito ao que tem sido produzido no Brasil, no período aproximado dos últimos 30 anos, para auxiliar o trabalho educacional da área, servindo de base para a construção de sequências didaticas e atividades ad hocà medida das necessidades específicas do professor. Para estes fins, uma seleção de trabalhos para cada conteúdo e uma apreciação crítica da literatura e o ensino em geral foram introduzidos.

Referência(s)