
Os primeiros professores de ciências naturais das escolas secundárias paulistas: uma perspectiva histórica (1880-1909)
2022; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 27; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782022270031
ISSN1809-449X
AutoresWiara Rosa Rios Alcântara, Reginaldo Alberto Meloni, Giseli de Oliveira Cardoso,
Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoRESUMO O objetivo deste artigo é abordar a formação e a atuação profissional dos primeiros professores de ciências naturais em três instituições públicas paulistas de ensino secundário: o Ginásio da Capital, o Ginásio de Campinas e a Escola Normal de São Paulo, entre os anos 1880 e 1909. Para tanto, do ponto de vista teórico-metodológico, recorremos a procedimentos da micro-história, operando com jogos de escalas entre o macro e o micro. Usando fontes como atas de concurso de professores, ofícios da administração pública paulista, leis, regulamentos, revistas, entre outras, foi possível tecer retalhos das experiências, das trajetórias individuais e das redes de relações desses sujeitos. Como resultado, tal análise permitiu compreender lógicas sociais na constituição do corpo docente das três instituições, como a recorrência na contratação de farmacêuticos e médicos para lentes e mestres das cadeiras de physica/chimica e história natural, no período delimitado.
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