Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desafios e oportunidades para a participação no futsal escolar extracurricular: percepções de alunas do ensino médio

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 33; Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2020-0059

ISSN

1980-6248

Autores

Flavia Volta Cortes de Oliveira, Christiano Streb Ricci, Renato Francisco Rodrigues Marques,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Resumo A participação das mulheres em modalidades esportivas de reserva masculina, como o futsal, é permeada de lutas por espaços e legitimidade, inclusive no contexto escolar. Para meninos, movimentar-se é algo valorizado, enquanto meninas são ensinadas a serem mais quietas, dificultando o acesso a determinadas práticas esportivas. O objetivo deste estudo foi analisar os desafios e oportunidades para a participação no futsal escolar extracurricular na perspectiva de alunas de ensino médio de uma escola privada. Os dados foram produzidos em entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Teoria Fundamentada. A iniciativa da escola em oportunizar a prática, as atitudes heterodoxas das alunas, o apoio dos pais e o pertencimento ao grupo possibilitam às meninas uma atuação legítima no futsal nesta escola.

Referência(s)