
Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
2022; UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Volume: 24; Issue: 58 Linguagem: Português
10.29327/227811.24.58-7
ISSN2358-0801
Autores Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoEste artigo analisa a repercussão dos recursos semióticos na compreensão do texto a partir da microhabilidade localização de informação explicita. Os dados são de uma pesquisa realizada com crianças lendo a obra de literatura infantil digital o Rei do Rio de Ouro, da StoryMax. Parte-se dos estudos da semiótica social de Gunter Kress e da leitura de Daniel Cassany. A obra foi modificada para que a leitura fosse realizada por camadas e após cada sessão de leitura realizou-se uma entrevista com perguntas sobre o impacto de cada recurso semiótico na construção do sentido. O estudo demostra que cada modo possui uma repercussão na localização de informação explicita e agregar recursos semióticos favorece a construção de sentido.
Referência(s)