
Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
2022; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 27; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782022270029
ISSN1809-449X
AutoresHeloísa Corrêa Pereira, Ana Claudeíse Silva do Nascimento, Edila Arnaud Ferreira Moura, Dávila Suelen Souza Corrêa, Hudson Cruz das Chagas,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoRESUMO Este artigo aborda a relação entre migração rural-urbana e educação no contexto das populações tradicionais ribeirinhas moradoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no estado do Amazonas. Objetiva identificar como o contexto das migrações por fatores educacionais nessa unidade de conservação difere dos estudos que discutem a relação entre migração e educação. Foram usados dados quantitativos Sistema de Monitoramento Demográfico e Econômico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá que comparam as mudanças no contexto migratório e educacional de 69 localidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, 568 unidades domésticas em 2011 e 676 em 2018. Os resultados demostraram aumento de 71% nas migrações rurais-urbanas por fatores educacionais e mudança no perfil educacional dos moradores, que revela novas demandas por educação na área. A demanda educacional não atendida tem influenciado nas decisões migratórias dos moradores, consequência do distanciamento entre as políticas educacionais e a realidade presente no rural amazônico.
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