Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas

2022; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 27; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782022270029

ISSN

1809-449X

Autores

Heloísa Corrêa Pereira, Ana Claudeíse Silva do Nascimento, Edila Arnaud Ferreira Moura, Dávila Suelen Souza Corrêa, Hudson Cruz das Chagas,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

RESUMO Este artigo aborda a relação entre migração rural-urbana e educação no contexto das populações tradicionais ribeirinhas moradoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no estado do Amazonas. Objetiva identificar como o contexto das migrações por fatores educacionais nessa unidade de conservação difere dos estudos que discutem a relação entre migração e educação. Foram usados dados quantitativos Sistema de Monitoramento Demográfico e Econômico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá que comparam as mudanças no contexto migratório e educacional de 69 localidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, 568 unidades domésticas em 2011 e 676 em 2018. Os resultados demostraram aumento de 71% nas migrações rurais-urbanas por fatores educacionais e mudança no perfil educacional dos moradores, que revela novas demandas por educação na área. A demanda educacional não atendida tem influenciado nas decisões migratórias dos moradores, consequência do distanciamento entre as políticas educacionais e a realidade presente no rural amazônico.

Referência(s)