
A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
2022; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 28; Linguagem: Português
10.1590/1516-731320220012
ISSN1980-850X
AutoresJoão Ferreira Sobrinho, Nyuara Araújo da Silva Mesquita,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: O artigo se propõe a analisar a evolução da interação entre o leitor e livro didático, a partir dos reflexos advindos das relações entre o contexto histórico e o ensino de ciências e se pautou em dois eixos investigativos. Acerca do primeiro eixo investigativo, identificamos três perspectivas temporais de interação entre o leitor e o livro didático: imagens e texto, inclusão de estímulo da vivência científica do aluno por meio do método científico e, a partir do advento da internet, a instigação à atividade externa ao livro didático. Quanto ao segundo eixo, confirmamos que as relações advindas de cada conjuntura temporal foram inclusas nos textos dos livros e manuais analisados, em termos de perspectivas de interação entre o leitor e o material didático. Enfim, notamos que as interações entre leitor e livro didático encontram-se atreladas aos contextos histórico, social e político de cada época.
Referência(s)