DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS ATUAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NEGROS NO BRASIL
2022; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.38087/2595.8801.143
ISSN2595-8801
AutoresCláudio Augusto Adão, Uanderson Pereira da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem como intuito apresentar alguns dos desafios atuais que o estudante negro tem que enfrentar para ser um professor Universitário no Brasil. Para isso levanta-se os seguintes questionamentos: quais requisitos necessários a serem cumpridos pelo estudante negro para alcançar esse objetivo mesmo diante do racismo no ambiente acadêmico? Quais os desafios mais comuns que existem nesse processo? A pesquisa tenciona trazer notoriedade para luta contra o racismo dentro do ambiente acadêmico. Devido ao forte preconceito fica evidente que para o estudante negro é bem mais difícil, porém não impossível. Nesse artigo a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, que busca dados de artigos diversos, revistas, livros e sites de vários autores e fontes diferentes, com o intuito de conscientizar o discente negro e a comunidade acadêmica em geral, além de instituições de ensino em todos os níveis, tanto privadas como públicas e a comunidade civil, de que o racismo e a discriminação precisam ser combatidos e confrontados mais diretamente, para que o preconceito seja substituído pelo respeito, pela igualdade social, a discriminação por tolerância, e a intolerância pela paz.
Referência(s)