Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DEMOCRACIA CRIATIVA E RETÓRICA DAS EMOÇÕES EM JOHN DEWEY

2022; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 43; Linguagem: Português

10.1590/es.252813

ISSN

1678-4626

Autores

Horacio Héctor Mercau,

Tópico(s)

Political theory and Gramsci

Resumo

RESUMO Este artigo tem por objetivo examinar a noção de democracia como ação criativa, com base em reflexões políticas desenvolvidas por John Dewey. Nosso objetivo é destacar que a concepção educacional deweyana não se separa de uma análise precisa do espaço público e do problema da deliberação que deriva dele, sendo impregnada por uma preocupação marcante pelo assunto das emoções. Apresentamos a democracia criativa como fundamento para uma escola democrática, com o intuito de reunir elementos teóricos destinados a pensar o sujeito humano, tal qual na proposta de Dewey. Uma investigação assim nos permitirá examinar as emoções como práticas discursivas que sublinham a função especial desempenhada pelos discursos e práticas na constituição da subjetividade.

Referência(s)