Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A COLONIALIDADE DO SABER: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA REPENSAR A UNIVERS(AL)IDADE

2022; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 43; Linguagem: Português

10.1590/es.240967

ISSN

1678-4626

Autores

Diego Dos Santos Reis,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

RESUMO O ensaio tem por objetivo questionar as relações coloniais do saber fixadas por meio de um modelo humanista eurocentrado. Para isso, adota-se uma lente de análise centrada na crítica às categorias que reforçam o racismo epistêmico como mecanismo social determinante das relações coloniais do saber e do poder. Busca-se pensar como as resistências são organizadas diante do silenciamento dos saberes, das práticas e das narrativas de corpos racialmente designados como inferiores. Trata-se, por fim, de analisar o potencial emancipatório desse movimento de resistência, teórico e prático, produzido a partir de outras corpo-políticas do conhecimento, fruto das lutas históricas contra racismo/sexismo eurocentrados.

Referência(s)