
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
2022; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 56; Linguagem: Português
10.1590/1980-220x-reeusp-2021-0543pt
ISSN1980-220X
AutoresValentina Barbosa da Silva, Aldrin de Sousa Pinheiro, Lerissa Nauana Ferreira, Izabela Viegas Cunha, Rayssa Thamyres Menezes Cavalheiro, Marluci Andrade Conceição Stipp,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoRESUMO Objetivo: Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia. Resultados: O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados. Conclusão: As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo.
Referência(s)