Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar

2022; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 56; Linguagem: Português

10.1590/1980-220x-reeusp-2021-0543pt

ISSN

1980-220X

Autores

Valentina Barbosa da Silva, Aldrin de Sousa Pinheiro, Lerissa Nauana Ferreira, Izabela Viegas Cunha, Rayssa Thamyres Menezes Cavalheiro, Marluci Andrade Conceição Stipp,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

RESUMO Objetivo: Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia. Resultados: O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados. Conclusão: As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo.

Referência(s)