
Ser-menina e a imagem de Greta Thunberg na capa da revista Time
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1806-9584-2022v30n276367
ISSN1806-9584
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoResumo: Reflito de que maneira certas representações contemporâneas enunciam o conceito de menina. O objetivo é voltar os estudos feministas da comunicação para um sujeito marginalizado nos feminismos, mas considerado crucial para o desenvolvimento humano, e compreender como esses discursos constroem regimes de visibilidade sobre as meninas. Para isso, recorro a uma análise cultural crítica, aliando a materialidade da imagem da ativista ambiental Greta Thunberg na capa da revista Time (maio de 2019) às relações de poder que a circundam e/ou envolvem, com suporte analítico de uma flânerie digital pelas redes da ativista. O arcabouço teórico se ancora nos girlhood studies e nos estudos feministas. A imagem de Greta parece dizer da inconstância da epistemologia de menina, marcada por fissuras e traumas na representação, bem como pelas ausências de outros corpos, outras meninas, para enunciá-la.
Referência(s)