Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os homens e a docência no século XIX: trajetórias de egressos da Escola Normal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil, 1877-1889)

2022; National University of Colombia at Medellín; Issue: 42 Linguagem: Português

10.15446/hys.n42.89732

ISSN

2357-4720

Autores

Jumara Seraphim-Pedruzzi, Mônica Yumi Jinzenji,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

analisa-se, neste artigo, a trajetória escolar e profissional de 14 homens que estudaram na Escola Normal de Ouro Preto, Minas Gerais (Brasil), de 1877 a 1889. Trata-se da minoria que frequentou e concluiu o curso num momento em que as mulheres passavam a predominar como discentes dos cursos normais. Por meio da perspectiva micro-histórica da análise onomástica, buscou-se identificar o perfil desses sujeitos, em particular as atividades profissionais que exerceram após a conclusão do curso. Identificamos que quatro sujeitos exerceram profissões não relacionadas ao magistério, mas a maior parte deles atuou nadocência no nível elementar e secundário. Apesar da interrupção de algumas trajetórias, cinco desses professores dedicaram-se exclusivamente ao magistério primário, dado que ajuda a problematizar o cenário de fins do século XIX: à medida que o índice de professoras de escolas elementares aumentava, os homens que ingressavam na profissão iniciavam acarreira jovens, após completar o treinamento normalista, substituindo paulatinamente

Referência(s)