Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E AUTISMO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME TUDO QUE QUERO

2022; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/2177-5672/trama.v13n1p208-221

ISSN

2177-5672

Autores

Pâmela Aires Machado, Laianne Lannunci Lima Lopes, Amanda Rayra Dias Campos, Gilson Gomes Coelho, Plábio Marcos Martins Desidério,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A psicologia sócio-histórica desenvolvida a partir do pensamento de Lev Vygotsky (1896-1934) tem seus fundamentos no marxismo e adota o materialismo histórico dialético como filosofia, teoria e método. Sendo assim, o homem é colocado como ativo, social e histórico. As contribuições dessa abordagem para a prática clínica permitiram a construção do presente trabalho, analisando o filme “Tudo que quero". Portanto, o presente trabalho trata-se de uma análise teórica a partir da perspectiva sócio-histórica de Lev Vygotsky destacando seus principais conceitos e a função da psicoterapia em pessoas com transtorno do espectro autista, enfatizando os personagens de Wendy e de sua terapeuta Scottie. Como resultado, pode-se citar que o trabalho da terapeuta foi fundamental para o desenvolvimento de Wendy, promovendo autonomia e sentimento de liberdade, influenciando toda a vida concreta de Wendy.

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