Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura

2022; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 44; Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2022-0075

ISSN

1806-9126

Autores

Bruna Schons Ribeiro, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Souza, Isadora Horn Lapa, Fernando Shinoske Tagawa de Lemos Pires, Dioni Paulo Pastorio,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Apresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula.

Referência(s)