
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 26; Linguagem: Português
10.1590/2177-9465-ean-2021-0466pt
ISSN2177-9465
AutoresMarcela Lourene Correia Muniz, Nelson Miguel Galindo Neto, Guilherme Guarino de Moura Sá, Juliana de Castro Nunes Pereira, Marilene Cordeiro do Nascimento, Carmina Silva dos Santos,
Tópico(s)Cardiac Arrest and Resuscitation
ResumoRESUMO Objetivo construir, validar e avaliar vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica. Método estudo metodológico, composto pela construção do vídeo, validação de conteúdo por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e avaliação por 21 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, para validação com os especialistas, e o questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials, para avaliação dos estudantes. Na validação com juízes e com o público-alvo, foi considerado válido o item com concordância mínima de 80%, obtida a partir do Índice de Validação de Conteúdo e do Teste Binomial. Resultados o vídeo, com duração de 8 minutos e 53 segundos, contemplou as etapas da assistência de enfermagem na realização do suporte básico de vida à gestante acometida por parada cardiorrespiratória. Na validação de conteúdo, dos 18 itens avaliados, 16 tiveram concordância de 100%, um obteve 95% e o item restante obteve 81%. Na avaliação dos estudantes, dos 13 itens avaliados, 12 possuíram concordância de 100% e o item restante possuiu 95%. Conclusão e implicações para a prática o vídeo foi considerado válido pelos especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e compreensível pelos estudantes de enfermagem, assim, trata-se de recurso educativo viável para contribuir com a formação da enfermagem.
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