Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENSINO DE ESCRITA DE SINAIS BASEADO EM TAREFAS

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 61; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/01031813v61n120208660134

ISSN

2175-764X

Autores

Ricardo Oliveira Barros,

Tópico(s)

Hand Gesture Recognition Systems

Resumo

RESUMO Este artigo apresenta uma proposta de adaptação do Ensino Baseado em Tarefas (EBT) para o ensino do sistema de escrita de sinais SignWriting (SW) para adultos sinalizantes. A metodologia seguida é de pesquisa experimental, na qual o pesquisador empenhou conhecimento teórico apto para o desenvolvimento de uma proposta de adaptação do EBT para o ensino de SW. Baseado nas premissas de Willis (1996) e Ellis (2006), desenvolveu-se unidades didáticas para o ensino de SW, o processo de criação é descrito neste trabalho que também analisa o produto gerado. Conclui-se que é possível adaptar abordagens de ensino de língua estrangeira para ministrar aulas de SW, e acredita-se que o trabalho estimule novas investigações em torno das metodologias de ensino para este sistema de escrita das línguas de sinais.

Referência(s)