
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
2022; Universidade de São Francisco; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1413-82712022270102
ISSN2175-3563
AutoresJorge Luiz da Silva, Glória Lúcia Alves Figueiredo, Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Regina Célia de Souza Beretta, José Eugenio Rodríguez-Fernández, Beatriz Pereira,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoResumo Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.
Referência(s)