Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Possibilidades didáticas do ensino virtual em iluminação cênica

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5965/27644669020220210206

ISSN

2764-4669

Autores

Wesdey Alencar,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo analisa a experiência sobre o ensino em iluminação cênica realizado de modo virtual, explorando as “novas” possibilidades e o uso de ferramentas didáticas e pedagógicas neste processo de ensino. É explorado no texto, os procedimentos metodológicos e teorias, utilizadas pelo professor de iluminação, Ciel Carvalho, no planejamento e execução do curso “O Movimento da Luz Como Elemento Cocriador na Dança”. As aulas foram realizadas em abril de 2021, por meio da plataforma online google meet, dentro do projeto ateliês de criação do Arte Urgente. Neste artigo são relatadas as dificuldades, inseguranças e superações do ensino virtual em iluminação cênica, em curso ministrado durante a pandemia da Covid-19. No texto, é relatado, através de entrevistas e análise de dados, a experiência do processo criativo realizado pelos(as) alunos(as) e professor do curso, no qual o conceito de luz presente, de TEIXEIRA (2019) foi utilizado como dispositivo criador da dramaturgia de vídeos danças/performance.

Referência(s)