Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quem não sonhou em ser um jogador de videogame?

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v40i3.50495

ISSN

2238-2577

Autores

Tarcízio Macedo, Gabriela Birnfeld Kurtz,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo busca compreender o modo como imagens e imaginários coloniais viajam pelos jogos, a partir de ações publicitárias ao seu redor, e criam condições maduras para a proliferação do trabalho gratuito baseado em esperança. O tema é enquadrado a partir de preceitos teórico-epistemológicos que problematizam a relação entre trabalho e lazer nos videogames, fenômeno que é melhor compreendido pela lente da colonialidade. O olhar se debruça sobre as estratégias publicitárias da Operação Chrono no Brasil, do jogo Free Fire, juntamente com campanhas de grandes anunciantes nos esports e no futebol. Identifica-se o reforço da ideologia neoliberal e a valorização lucrativa das formas de lazer e esperança de jogadores aspirantes, por meio da reprodução de retóricas que reiteram a matriz colonial, a precariedade, a exploração e assimetrias de poder na indústria e no ecossistema de esports.

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