Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Não-Formal e Controle Social

2021; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47764/e21021018

ISSN

2675-6722

Autores

Márcia Silva, Rosangela Marques Dos Santos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo objetivou refletir sobre as contribuições do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para o processo de formação político-pedagógica tanto dos conselheiros como dos usuários/beneficiários da política previdenciária na perspectiva da educação não-formal. O estudo é resultado de uma pesquisa do tipo qualitativa com abordagem quantitativa, de natureza exploratório-descritiva. Para coleta dos dados utilizou-se como instrumentos o roteiro orientador e a ficha técnica, com posterior aplicação da técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Para a elaboração da fundamentação teórica sobre a educação não formal, o controle social e o CNPS, fez-se uso de autores como: Gohn (2006), Correa (2006), Pastor Homs (2001) e Trilla (2004). Concluiu-se que a construção da educação não-formal no CNPS esteve condicionada ao grau de democratização deste conselho. Demonstrou-se, portanto, a necessidade de superação do discurso técnico-burocrático e jurídico previdenciário com a finalidade de viabilizar a transmissão de informações e a formação político-pedagógica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX