Artigo Acesso aberto

(Re)ensinando literatura brasileira: uma perspectiva afrodescendente

2021; Volume: 32; Issue: 00 Linguagem: Português

10.32930/nuances.v32i00.8554

ISSN

2236-0441

Autores

Paulo Dutra,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Com o atual avivamento das discussões em torno de questões raciais e da necessidade tanto de rever o cânon para torná-lo mais inclusivo quanto também de se relê-lo a partir de uma perspectiva que leve em consideração o papel de afrodescendentes na literatura e na cultura brasileira em seu papel de autores e autoras e personagens literárias, a sala de aula cobra importância imediatamente como espaço de inauguração de possibilidades de discussões. Neste trabalho, portanto, apresento um roteiro de algumas estratégias pedagógicas para abordar tal questão. Passando pela elaboração do programa de curso até a prática de discussão em sala de aula, ofereço aqui sugestões de bibliografia, materiais relacionados a um curso universitário piloto de panorama da literatura e da cultura brasileira em que textos não canônicos são introduzidos e textos canônicos são abordados por meio de discussões relativas a questões raciais.(Re)ensinando literatura brasileira: uma perspectiva afrodescendente

Referência(s)
Altmetric
PlumX