Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 12; Issue: 36 Linguagem: Português

10.26514/inter.v12i36.5088

ISSN

2177-7691

Autores

Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Álvaro Chrispino,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A ciência vista como acima do bem ou do bom é uma crença ingênua, da mesma forma, compreender a influência da ciência/tecnologia na sociedade e vice-versa é um processo que caracteriza o campo de atuação do ensino CTS. Com essa premissa, desenvolveu-se uma atividade reflexiva interdisciplinar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Campus Sousa) com um grupo de alunos do curso Técnico em Agropecuária e três professores especialistas em Sociologia, Psicologia e Ciências a partir da exibição do filme Planeta dos Macacos: a origem. Ante e pós-atividade, professores e alunos foram convidados a responder as sentenças 20511 e 40421 do COCTS (Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad) para conhecer como entendiam esta tríade. Após análise, fundamentada na visão CTS, observou-se índices atitudinais dispares entre alunos homens 0e mulheres, professores e alunos e entre os próprios alunos pré e pós-atividade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX