Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 12; Issue: 36 Linguagem: Português

10.26514/inter.v12i36.4651

ISSN

2177-7691

Autores

Karina Rossana Menezes Schussler,

Tópico(s)

Design Education and Practice

Resumo

As disciplinas de projeto (PJ) têm papel fundamental nos cursos superiores de arquitetura, visto que possuem metodologia de ensino peculiar e constituem boa parte de suas grades curriculares. Contudo, PJ também é ofertado em contextos acadêmicos diversos da arquitetura. Neste sentido questiona-se: Como PJ é ministrada? A didática tradicional da arquitetura seria adequada noutro contexto? Este trabalho objetiva responder tais questões, aferindo teoria e prática docentes no ensino de projeto fora da escola de arquitetura. Para tanto, elaborou-se um estudo qualitativo de observação participante, complementado por uma análise documental. A fundamentação teórica sobre o tema baseou-se em autores como: Reis, (2002), Schon (2007), Vidigal (2010), Kowaltowski et al (2011), Lawson (2011), Riza et al (2012) dentre outros. A percepção de uma lacuna na literatura sobre o tema e de uma discrepância entre prática e teoria, além de novos questionamentos, revelaram a importância de estudos a respeito, visto que o ensino de PJ em conjunturas distintas se mostrou fato comum na prática, mas pouco discutido pela academia.

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