Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA OS CONTEÚDOS DE NÚMERO ATÔMICO E PARTÍCULA SUBATÔMICA À LUZ DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

2021; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/rbecm.v5i1.11369

ISSN

2595-7376

Autores

Stephanie Oliveira Augusto Da Silva, Maricleide Pereira de Lima Mendes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza. Busca apresentar as contribuições de uma sequência de ensino com enfoque investigativo para o processo de ensino e aprendizagem de Química para alunos do campo. Participaram do estudo trinta e cinco estudantes de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do Campo no município de Iraquara-BA. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com observação participante. Os resultados da análise revelaram que a sequência proposta apresenta diferentes possibilidades de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, das quais podemos apontar uma maior participação e interesse dos alunos quando se busca a articulação dos conceitos químicos com o contexto do discente e a articulação de processos interativos na dinâmica da sala de aula, o que não é muito comum em abordagens de ensino mais tradicionais. Este estudo nos possibilitou uma reflexão acerca de pontos relevantes do ensino e aprendizagem de Ciências/Química nas escolas do/no campo e contribuiu para a produção do conhecimento e a abertura para novas experiências.

Referência(s)