
Diferentes Teorias da Midiatização e Sua Aplicação ao Futebol Brasileiro
2021; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21680/1982-5560.2019v20n2id11711
ISSN1982-5560
AutoresDanilo Fontanetti Christofoletti,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEsse artigo tem o objetivo de propor uma discussão acerca do processo de midiatização na sociedade brasileira, em específico, a midiatização do futebol brasileiro, considerando a perspectiva de midiatização proposta por Stig Hjarvard (2014), em sua obra: “A midiatização da cultura e sociedade”. Sob essa perspectiva, a mídia tornou-se tão intimamente ligada às demais instituições sociais que ela mesma se tornou uma instituição social, semi-independente, que constantemente interage e modifica os demais campos sociais. Desta maneira, já não é mais possível pensar a mídia separada do resto da cultura e sociedade, da mesma forma em que não se pode mais pensar as diversas esferas sociais operando fora da lógica midiática. O futebol brasileiro, símbolo da maior expressão esportiva nacional, também passa a operar sob a lógica midiática, se tornando, então, um esporte midiatizado, o que influencia em todos os aspectos de seu funcionamento e forma de existir.
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