Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A reforma empresarial em Minas Gerais: rumo à privatização da educação pública

2022; Volume: 15; Issue: 17 Linguagem: Português

10.46551/ees.v15n17a05

ISSN

2594-4002

Autores

Maria Simone Ferraz Pereira, Lúcia de Fátima Valente, Vanyne Aparecida Franco Freitas,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar propostas e ações para educação mineira, no Governo de Romeu Zema Neto (2019-2022), relacionadas a melhoria da qualidade da educação em Minas Gerais. Para tal finalidade, parte da seguinte indagação: em que grau essas propostas e ações podem conduzir à privatização da educação pública no Estado? Na busca de respostas, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como uma análise do documento “Liberdade Ainda que Tardia” e de outros documentos e matérias veiculadas nos portais oficiais do governo, como “Agência Minas” e “Transparência”. Nas ações implantadas é possível identificar uma lógica gerencialista que busca atender às demandas políticas, econômicas e educacionais, pautada em um paradigma mercadológico de minimização do papel do Estado frente às demandas sociais, potencializando cada vez mais a tríade responsabilização, meritocracia e privatização.

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