
Shôji Ueda, entre o Ma e o Onírico na região de San’in
2021; Issue: 45 Linguagem: Português
10.11606/issn.2447-7125.i45p69-84
ISSN2447-7125
AutoresMaria Ivette Job, Michiko Okano,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoA Costa Oeste da ilha japonesa de Honshû banhada pelo Mar do Japão e menos celebrada em termos culturais do que a Costa Leste, foi berço de alguns artistas no campo da fotografia japonesa, entre eles, Shôji Ueda. Apesar de ser fotógrafo premiado no seu país natal e na França, com um museu próprio em Tottori, Japão, não foi localizado nenhum artigo a seu respeito no Brasil. Este estudo percorre sua carreira em paralelo às tendências da fotografia durante o século XX no Japão, apontando alguns aspectos de sua poética que concorrem para a constituição de um estilo único, conhecido como Ueda-chô. Um desses aspectos, a espacialidade Ma 間 em suas imagens, é analisado em alguns trabalhos do artista. O outro, a linguagem onírica, é também discutido, juntamente a uma reflexão sobre a relação do fotógrafo com elementos culturais da região de San’in onde nasceu e passou sua vida.
Referência(s)