Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Da sociedade do agronegócio à cosmologia Agro: subjetivação e conquista de novos territórios

2021; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4322/2316-1329.2021032

ISSN

2316-1329

Autores

Cleyton Gerhardt,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

2010 marca uma inflexão nas estratégias da elite que habita a chamada "sociedade do agronegócio", dando início a um investimento midiático de valorização de sua imagem. Agora, junto à expansão geográfica, política, econômica que a caracteriza soma-se a tentativa de fixar a categoria Agro como sinônimo de brasilidade. Ao por em ação uma agressiva máquina de propaganda, a fabricação de sentidos traz consigo uma orientação colonizadora, com a sociedade do agronegócio avançando sobre a sociedade mais ampla ao incorporar signos e espaços de produção de subjetividades. O texto analisa o caráter ilimitado do apelo inclusivo contido no emblema Agro a partir de quatro campanhas publicitárias focadas em promovê-lo

Referência(s)