
Livro de barro de Moita Redonda: integração de ensino, pesquisa e extensão na prática do design social
2022; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36704/pensemdes.v2i1.6350
ISSN2764-0264
AutoresAnna Lúcia Dos Santos Vieira e Silva, Camila Bezerra Furtado Barros, Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Rebeca Melo Frederico, Lucas Mota Borges,
Tópico(s)Sustainable Design and Development
ResumoO Livro de Barro foi desenvolvido com crianças da Escola Pública Municipal de Moita Redonda, numa comunidade artesã do barro, em Cascavel, Ceará. A partir da demanda do resgate da tradição local, dada a perda de interesse nas gerações mais jovens, foi proposta pelos estudantes de Design uma oficina de ilustração com as crianças na escola, que pintaram com barro: “O que tem em Moita Redonda?”. A integração de ensino, pesquisa e extensão (EPE) tornou possível evidenciar potencialidades identitárias, subjetivas e coletivas, na produção do Livro de Barro, por meio de metodologias ativas, participativas e representativas. O Livro, feito a partir das ilustrações, foi entregue como trabalho final das disciplinas e entra na pesquisa “Identidade, Territorialidade e Dispositivos Estratégicos vinculados ao Design Social" como uma referência de trocas sensíveis e sensibilizadoras entre estudantes, universidade, ensino, aprendizado e comunidade. Espera-se que o estudo auxilie no entendimento de outros processos de Design Social com caráter educativo, identitário e plural.
Referência(s)