
Ferramentas didáticas de Geometria no Ensino Fundamental I
2022; Volume: 35; Linguagem: Português
10.22456/2595-4377.121563
ISSN2595-4377
AutoresPedro Henrique da Conceição Silva, Roberta Araújo e Silva, Aleandra Ribeiro De Sá, Dione Cléia Pereira Dos Santos,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoHá muito tempo o ensino de Geometria é colocado em segundo plano e, muitas vezes, nem é ensinado, ainda mais agora perante a pandemia. A forma de ensinar Geometria pouco é discutida. Usar metodologias ativas para se mudar o ensino de Geometria vem sendo a maneira de resgatar a disciplina que deveria ser estudada mais amplamente. O objetivo deste trabalho foi mostrar novas formas de se ensinar Geometria, buscando usar metodologias que pouco são lembradas e usadas, tais como a tecnologia (R.e.C.) e o velho e sábio Tangram. A análise foi realizada em duas escolas municipais de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), da cidade de Paraíso do Tocantins –TO, em uma turma de 4º ano, onde foi aplicada uma metodologia em cada escola. Identificou-se que, independente da forma como é ensinada, a Geometria desperta o interesse do aluno e também mostra que as metodologias ativas abrem ao aluno uma visão real para a disciplina.
Referência(s)