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Indústria fonográfica, música e mercado: uma análise reflexiva sobre o estudo de Paulo Coelho acerca da relação entre artistas e gravadoras na década de 1970

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.28998/lte.2018.n.2.4980

ISSN

2179-5428

Autores

Stênio Ronald Mattos Rodrigues,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo visa produzir uma análise reflexiva sobre o estudo realizado por Paulo Coelho acerca da relação existente entre artistas e gravadora no campo profissional da música durante a década de 1970. Para tanto, utilizo o documento intitulado Dificuldades de Relacionamento entre Artista e Gravadora, produzido pelo mesmo em março de 1976, onde, a partir dele, busco abordar a situação profissional dos artistas atuantes no campo da música e a lógica de funcionamento das gravadoras (em especial da Phonogram, para a qual o documento foi destinado enquanto conteúdo confidencial). Tendo tal documento como referencial, é possível alcançar um maior entendimento não somente sobre aspectos gerais compartilhados entre o grupo artístico na sua totalidade, mas também características próprias das gravadoras e sua forma de gerir suas produções no que se refere à administração das carreiras profissionais de seus músicos / intérpretes contratados. Para tanto, recorro ao uso teórico e metodológico de fontes históricas que subsidiam a presente análise através do aporte da História Cultural, tais como periódicos e fonogramas, juntamente com o documento em destaque neste estudo. Palavras-chave:História; Fontes Históricas; Indústria Fonográfica; Mercado Fonográfico; Música Popular. AbstractThis article aims to produce a reflexive analysis concerning Paulo Coelho's study about the relationship between artists and record company in the professional field of music during the decade of 1970. For that, I use the document entitled Dificuldades de Relacionamento entre Artista e Gravadora, produced by him in March 1976, where, from it, I seek to address the professional situation of artists working in the field of music and the logic of operation of record companies (in particular Phonogram, for which the document was intended as confidential content). Having such a document as a reference, it is possible to reach a greater understanding not only of the general aspects shared between the artistic group in its totality, but also of the characteristics of the record companies and their way of managing their productions with regard to the administration of the professional careers of their musicians /interpreters. To that end, I turn to the theoretical and methodological use of historical sources that support the present analysis through the contribution of Cultural History, such as periodicals and phonograms, along with the document highlighted in this study.Keywords: History; Historical Sources; Phonographic Industry; Phonographic Market; Popular music.

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